A Osteopatia

A osteopatia é um sistema de tratamento preciso e sofisticado, baseado e estruturado na anatomia e fisiologia humana.

É um método de avaliação e tratamento que envolve uma série de técnicas de terapia manual, que trata as disfunções ósseas, musculares, neurais e viscerais. A manipulação manual de tecidos, músculos e articulações ameniza dores e recupera a mobilidade.

A osteopatia visa a localizar e corrigir as causas da dor, pois a dor pode ser apenas um alerta de que há alguma alteração no organismo e é isso que a osteopatia tenta buscar e corrigir no paciente.

Não existe limite de idade para iniciar o tratamento osteopático. Existem osteopatas especializados em tratar bebês recém-nascidos, com traumas durante o parto ou com problemas de refluxo. A técnica também é indicada para adolescentes com escolioses e desvios posturais, adultos com hérnia de disco, tendinites e gastrites e até idosos com queixas crônicas de coluna, insônia e vertigens. É uma técnica que pode ser utilizada em todas as fases da vida.

Na osteopatia, o raciocínio e plano de tratamento não são feitos para doença e sim para o paciente. Portanto, o nome e tipo da doença são importantes, mas a condição clínica e funcional do paciente é que determina o sucesso do tratamento.

As indicações da osteopatia são muitas, dentre elas:

• Dores nas costas (cervicalgias, lombalgias, dorsalgias)

• Torcicolos

• Hérnias e protusões discais

• Dores ciáticas

• Cervicobraquialgias

• Dores e disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM)

• Problemas relacionados a stress e tensão

• Dores de cabeça, enxaquecas

• Tendinites (LER, DORT)

• Nevralgias

• Fibromialgia