• Andrey Sommavilla

Dicas para um Carnaval saudável

Atualizado: Jan 16


​​

Um bom café da manhã é o primeiro passo para aguentar o ritmo do dia. Tenha sempre à mão lanches práticos como barras de cereais, mix de castanhas e frutas secas. O ideal é não ficar longos períodos sem se alimentar.

Saco vazio não para em pé. Alimente-se. Faça refeições leves e esqueça os alimentos gordurosos e com baixo valor nutricional. Hambúrgueres, hot dogs e frituras são de difícil digestão e podem causar indisposição nos foliões.

Quem gosta de bebidas alcoólicas deve intercalar com água para evitar a desidratação, a embriaguez e a ressaca do dia seguinte.


Mantenha uma boa hidratação com alta ingestão de água, água de coco ou suco de frutas natural. Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração ou de álcool durante a diversão, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos.

Vá de leve nos energéticos, algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, dão mais pique para curtir o carnaval. Essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmias cardíacas.

Evite os remédios para ressaca, pois o ácido acetilsalicílico pode provocar gastrite, principalmente durante a ressaca, quando o estômago já está comprometido. O paracetamol associado ao álcool pode levar a alterações de funcionamento do fígado. Outros remédios para ressaca têm uma combinação de substâncias que ajudam a evitar os sintomas, mas não reparam os danos ao corpo.

A incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta e os cuidados com o sol devem ser redobrados. Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. Use protetor solar com o fator de do mínimo 30, também deve ser evitada a exposição entre as 11 e 16 horas.

O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo nos quatro dias. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Caso a folia vá até tarde, durma mais no outro dia. Se não for possível, tirar um bom cochilo durante o dia já ajuda.

Ah! Respeite os outros foliões.

Um ótimo carnaval a todos.

#saude #dicasdesaúde #carnaval #bemestar

16 visualizações