top of page

O TORCICOLO E O TRATAMENTO OSTEOPÁTICO

Atualizado: 1 de dez. de 2022


​​O torcicolo surge geralmente de forma repentina e a causa desse “mau jeito” pode estar relacionado à períodos de maior stress, trabalho em posições não ergonômicas, ao cansaço, porque o sono é indispensável na recuperação muscular. Dormir no sofá numa posição ruim ou um travesseiro inadequado também podem fazer com que os músculos entrem em contratura.

Pode ser relacionado ainda a um movimento ou esforço muito forte na cervical, como num acidente de carro quando ocorre um movimento de chicote com a cervical (wiplash), ou ao levantar algo pesado do chão.

Como qualquer dor nas costas, as posturas erradas, a obesidade, o tabagismo, stress e hábitos de vida não saudáveis são fatores agravantes.

Tipos:

Existem diferentes formas de torcicolo, sendo estes os principais tipos:

- Torcicolo espasmódico, esse é o tipo mais comum, associado a uma rigidez do pescoço por hipertonicidade dos músculos cervicais.

- Torcicolo muscular congênito, desenvolve-se no primeiros dias ou semanas de vida e é causado pela contração de um músculo do pescoço, o esternocleidomastoideo (ECOM). A cabeça do bebê encontra-se inclinada do lado do músculo tenso. Esse tipo de torcicolo tende a melhorar entre o 6° e 12° mês, sendo que é indicado, tomar medidas para melhora do quadro o mais cedo possível para diminuir os risco de alterações causadas pelas tensões relacionadas com o torcicolo.

- Torcicolo vestibular: resulta da compensação do desequilíbrio do corpo por disfunção do labirinto, órgão situado no ouvido interno e responsável pelo nosso equilíbrio.

E a Osteopatia, onde entra?

A osteopatia intervém na detecção das causas e no tratamento dos desequilíbrios musculoesqueléticos que provocam dor e limitam a mobilidade, em complemento ao tratamento médico.

A mobilidade da zona dorsal é imprescindível para a estabilidade da coluna cervical. Segundo os triângulos biomecânicos de LittleJohn, a base das cervicais localiza-se na 4° vértebra dorsal (T4), cujos desvios nos parâmetros de inclinação ou rotação irão determinar a posição espacial da transição cervico torácica (C7-T1). Deve-se salientar que esta transição têm um papel importante na inervação do sistema muscular cervical. Técnicas como “triggers points”, pontos gatilhos, estiramentos ou técnicas de energia muscular potencializam o alivio da contração involuntária presente no torcicolo e reduzem as dores.

As dores nos pescoço atingem cerca de 20% da população e o torcicolo é um transtorno muscular que resulta de uma contração involuntária dos músculos do pescoço, principalmente do esternocleidomastoideo (ECOM).

O torcicolo é a causa mais frequente de dor no pescoço, sendo uma patologia em crescimento devido às numerosas horas no celular, computador, sedentarismo etc....

702 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page