• Andrey Sommavilla

Osteopatia para dor lombar

Atualizado: Jan 16



As dores lombares estão entre as queixas mais comuns em adultos que procuram os serviços médicos. Atualmente é uma das principais causas de falta ao trabalho em razão da deficiência funcional causada.

Existem três classificações para lombalgias:

1.Não-específica que é o tipo mais frequente de dor lombar e 95% dos pacientes enquadram-se neste grupo, sendo consequência de um espasmo muscular, dor mecânica ou relacionada com má postura, distensão muscular, causas degenerativas...

2.Por compressão de uma raiz nervosa. Normalmente as compressões ou irritações nervosas são provocadas por protrusões ou hérnias discais.

3.Patologias específicas tais como, tumores, infeções, fraturas, patologias inflamatórias, osteoporose...

Cerca de 80% da população, em algum momento de sua vida, já apresentou ou ainda apresentará episódio de dor lombar.

Normalmente, a região do corpo que está em disfunção somática (ou osteopática) encontra-se em estado de HIPOMOBILIDADE, gerando compensações de estruturas vizinhas que entram em estado HIPERMOBILIDADE, as quais geralmente compreendem o local em que o paciente refere a dor. Essa dor pode ter várias possibilidades de causas diferentes sendo a dor na coluna lombar apenas consequência das adaptações e compensações que o corpo sofreu.

O tratamento apenas da região lombar, muitas vezes, não produz o resultado esperado, de modo que os sintomas persistem e a lombalgia torna-se crônica. Por essa razão, o tratamento osteopático baseia-se em uma avaliação minuciosa que procura identificar a causa do problema para, a partir daí, aplicar as técnicas adequadas de modo muito específico em cada tipo de estrutura do corpo relacionado ao problema.

A Osteopatia é cada vez mais procurada para tratamento de dores e problemas de saúde pelo fato de tratar a sua causa. Se você está com alguma outra dor e os tratamentos não estão dando resultado, procure um Osteopata para fazer uma avaliação.


#osteopatia #dorlombar #lombalgia

48 visualizações